Uma pessoa deitada na cama com uma expressão cansada e uma luz acesa no fundo.
Uma pessoa deitada na cama com uma expressão cansada e uma luz acesa no fundo.
Ter uma boa qualidade de sono é fundamental para a saúde física e mental. Quando a qualidade do sono é prejudicada, pode afetar negativamente sua energia, humor e capacidade cognitiva.

Sua má qualidade de sono pode estar te prejudicando

Veja o que a má qualidade do sono pode estar prejudicando a sua saúde!

É durante o sono que o nosso corpo repõe as energias e regula o metabolismo. Ter uma boa noite de sono é um hábito que deve ser  incluído na rotina de todos.

De acordo  com estudos, especialistas recomendam um sono de 8 horas por dia, sem qualquer interrupção. No entanto, essa quantidade de sono varia conforme a idade  de cada indivíduo e as necessidades de desenvolvimento do corpo.

Veja abaixo quais os efeitos que a má qualidade de sono pode prejudicar na saúde. Confira!

Quais são as fases do sono?

O nosso sono não é igual durante toda a noite. As primeiras horas ajudam na recuperação do vigor físico e no metabolismo,  no entanto não contribuem para o desenvolvimento  mental.

Por isso, dormir pouco ou de forma fragmentada,  pode impactar no desenvolvimento a longo prazo. 

Além disso, a duração irá variar de acordo com a idade, por exemplo jovens devem dormir pelo menos 9 horas  por dia enquanto que adultos precisam de pelo menos 8 horas, e pessoas mais velhas  se satisfazem com  apenas 6 horas.

Dormir demais também pode ser prejudicial para a produtividade, pois pode causar preguiça, afeta o raciocínio e atrapalha o foco.

 

Quais os efeitos da má qualidade do sono  para a saúde do ser humano?

Veja abaixo quais os efeitos da falta de sono e da má qualidade de sono  pode resultar para o ser humano:

A má qualidade de sono acarreta em efeitos na saúde  física

A longo prazo, essa falta de sono pode trazer  efeitos negativos na saúde. Elas podem aumentar o risco cardiovascular,  acarretando em derrames e infartos. Ela também acarreta em pressão alta, diabetes e obesidade.

Além disso, ter uma qualidade de sono e regularidade no horário de dormir e acordar, permite que você não se sinta descansado ao acordar. Por exemplo, dormir menos de 8 horas  atrapalha o funcionamento do organismo, proporcionando o desenvolvimento de doenças.

A má qualidade de sono acarreta em efeitos na saúde  mental

A má qualidade de sono também influencia na saúde mental, como cansaço emocional, depressão, mudanças  de humor e falta de concentração. Por isso, dormir bem é a  chave para a felicidade.

Problemas no cérebro

Sabe quando você tem pequenos lapsos de memória ou não consegue lembrar de tudo de forma mais clara e concisa. Quando não dormimos direito isso é bastante comum, e pode afetar o aprendizado e raciocínio.

A falta de sono faz com que  substâncias produzidas  e que estão relacionadas com o bem-estar não sejam produzidas. Além disso, a falta de sono, pode favorecer o aparecimento de doenças como Alzheimer e demência.

Risco aumentado de doenças do coração

Se você tem o costume de se mexer muito à noite, faz com que a pressão arterial aumente, para compensar o ritmo cardíaco. 

Segundo pesquisas, dormir menos de 6 horas pode causar maior risco de doenças como aterosclerose, que corresponde ao acúmulo de placas de gordura nas artérias do corpo,o que facilita o aparecimento de infarto.

Maior ganho de peso

A má qualidade de sono também afeta no  ganho de peso, isso porque ocorre um desequilíbrio nos hormônios que controlam o apetite, diminuindo a produção de substâncias que causam saciedade e aumenta a fome.

Além disso, o cortisol, que é o hormônio do estresse, aumenta o organismo,  fazendo com que o corpo reserve energia no abdômen.

Maior risco de ter dor crônica

As dores crônicas estão relacionadas com a qualidade do sono, o que dificulta na hora de iniciar ou manter  o sono, principalmente para quem acorda durante a noite ou a noite não foi restauradora.

Transtornos que afetam  na má qualidade do sono

Alguns fatores afetam a má qualidade do sono, como por exemplo:

Apneia do sono

A apnéia do sono é um dos distúrbios mais frequentes e causa pausas involuntárias da respiração, o que causa despertares em vários momentos ao longo da noite.

Entre os principais sintomas da apneia do sono:

  • Ronco
  • Engasgo
  • Sonolência diurna
  • Sensação de sufocamento
  • Respiração acelerada.

Se não tratada pode causar problemas cardiovasculares, como derrame, arritmia, hipertensão e entre outros.

Síndrome das Pernas Inquietas

A síndrome das pernas inquietas é uma desordem neurológica que causa formigamento, desconforto, dor  e uma vontade involuntária de mexer as pernas.  Em casos mais graves pode atingir  o braço.

Sua causa está relacionada com características genéticas e deficiência de ferro.

Sonambulismo

O sonambulismo é um distúrbio de sono que afeta na qualidade do sono e é causada pela atividade motora como andar, comer ou falar, quando não há consciência,

Bruxismo

 O Bruxismo é um comportamento muito comum durante a hora de dormir que causa o ranger dos dentes, e pode afetar na qualidade do sono.  Esse distúrbio pode causar o desgaste das estruturas dos ossos e tecidos das gengivas e até mesmo dores de cabeça e musculares.

Narcolepsia

A narcolepsia  é comum provocar episódios de sonolência incontrolável, e faz a pessoa cair  direto na fase mais pesada do sono, e isso pode acontecer a qualquer momento e em circunstâncias inesperadas.

Os principais sintomas da narcolepsia são: perda da força muscular, alucinações  e apagões repentinos.

5 Dicas para melhorar a qualidade de sono

Para ter uma boa noite de sono é importante ter alguns hábitos, como:

  • Fazer a higiene do sono, tendo um horário definido para dormir e acordar;
  • Evite o uso de dispositivos eletrônicos que emitem luz azul, pelo menos duas  horas antes de ir dormir;
  • Diminua as luzes da casa na hora de dormir, para que o seu cérebro entenda que está na hora de dormir, estimulando a produção de melatonina;
  • Faça exercícios físicos todos os dias, mas não muito tarde, pois treinos muito intensos, pode afetar na qualidade do sono;
  • Faça refeições leves antes de dormir, pois comer muito tarde pode acarretar em refluxo e interferir na hora de dormir;

Enfim, ter uma má qualidade de sono, pode afetar tanto na saúde física como mental,  por isso é importante seguir algumas dicas como prática de exercícios físicos, evitar o uso de dispositivos eletrônicos, diminuir as luzes na hora de dormir e entre outras dicas. Se mesmo seguindo as dicas acima, procure ajuda profissional

E se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!