Efeitos de Curto Prazo

  • Esquecimento – Como o sono é necessário para consolidar as memórias, a falta dele pode levar a problemas de memória.
  • Mau humor – Aqueles com privação de sono relata aumenta o mal humor e ficar com raiva, frustração e tristeza.
  • Estresse – O estresse pode causar e ser agravado pela privação do sono. Quando estressado, o corpo libera hormônios como cortisol e adrenalina, que aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial.
  • Problemas de desempenho – A falta de sono pode reduzir nossos tempos de reação, tornando as tarefas diárias como dirigir e trabalhar muito mais difíceis.

Efeitos a longo prazo

Pressão alta

De acordo com especialistas, a privação do sono pode levar ao aumento da pressão arterial.

A hipertensão arterial pode levar a consequências negativas para a saúde, como doenças cardíacas, renais, problemas de visão e aumento do risco de diabetes.

Diabetes

O sono é essencial para a saúde metabólica e a privação pode levar a aumento da resistência à insulina e risco de diabetes tipo 2.

Se você já tem diabetes, a falta de sono pode dificultar o controle, pois seus níveis de açúcar no sangue ficam mais instáveis ​​com o sono insuficiente.

Doença cardíaca

Pesquisar mostra que a falta de sono está associada à pressão alta, colesterol elevado e aumento do risco de ataques cardíacos.

Além disso, aqueles com distúrbios do sono, como insônia e apneia do sono, são mais propensos a ter doenças cardíacas e insuficiência cardíaca coronária.

Obesidade

A falta de sono aumenta o risco de obesidade. O sono afeta a produção dos hormônios da saciedade e da fome, que ajudam a manter o corpo com um peso saudável.

Um estudo mostraram que aqueles que são privados de sono experimentam aumento da fome e consomem mais.

O mesmo estudo descobriu que os participantes privados de sono preferiam alimentos ricos em carboidratos e gordurosos.